São Mateus é o segundo município mais antigo e nono mais polpuloso do estado do Espírito Santo. Destaca-se pelo forte apelo turístico, tanto histórico quanto de temporada. O carnaval de Guriri, principal balneário do município, é um dos mais animados do estado e chega a ser conhecido nacionalmente, recebendo, principalmente, turistas de Minas Gerais.

Principais Pontos Turísticos de São Mateus – Espírito Santo

Guriri

Guriri é uma ilha muito procurada por turistas mineiros e do norte do estado capixaba. O litoral mateense mede aproximadamente 43 quilômetros de extensão, sendo Guriri a praia mais conhecida. Possui águas agitadas e mornas formando piscinas naturais na maré baixa.

Praia de Barra Nova

A praia de Barra Nova é uma das mais belas de São Mateus. Sua beleza está nos manguezais e na baía que ali se formou por ocasião da abertura da barra artificial. É bastante procurada por turistas que procuram paz e sossego.

Praia do Bosque

A Praia do Bosque também conhecida como Bosque da Praia, ou apenas Bosque, é uma praia muito procurada no verão por turistas oriundos de todo o Brasil. Apesar de estar um pouco afastado do Centro de Guriri, o Bosque é um local frequentado por quem busca animação em um lugar mais reservado. Possui esse nome por possuir uma vasta quantidade de pinheiros plantados ao longo de sua orla, o que lembra muito um bosque.

Praia do Urussuquara

Praia deserta, com águas límpidas e mornas. É frequentada principalmente por surfistas e turistas que buscam tranquilidade.

Praia do Abricó

A Praia do Abricó localiza-se entre a base do Projeto Tamar e o limite entre os municípios de São Mateus e Conceição da Barra. É muito procurada por quem deseja praticar esportes, pescar ou então aproveitar uma praia um pouco afastada do centro de Guriri.

O Porto de São Mateus

Situado na parte baixa de São Mateus, possui prédios do final do séc. XVIII, em estilo Colonial Civil Português. O andar térreo era destinado ao comércio e o andar superior para moradia dos proprietários.

O porto de São Mateus representa a pujança e importância deste para a região, pois através dele se faziam os transportes de carga para Salvador, Vitória e Rio de Janeiro, de tudo o que era produzido na região. Vale a pena visitar.

Museu Histórico

A antiga Casa de Câmara e Cadeia, sua construção data de 1764. Na parte superior ficava a sede da câmara e, na inferior a cadeia. O pelourinho ficava nas proximidades. A cadeia ficou ali instalada até metade do século XX e a sede municipal, até a década de 1980. O Museu Histórico está ali alojado desde 2001, lá podem ser encontradas urnas funerárias de cerâmica de origem tupi, documentos e móveis de época.

O Museu Histórico de São Mateus está situado na praça São Mateus no centro da cidade.

Ruínas da Igreja Velha de São Mateus

Localizada no centro da cidade, sua construção se deu por volta de 1596. A Igreja Velha foi um templo construído por índios e escravos, é considerada como o que há de mais belo na arquitetura primitiva do Brasil. Em sua construção foram usadas pedras que serviam de lastro nas embarcações, óleo de baleia e cal.

Igreja de São Benedito

Construção jesuítica localizada n praça com o mesmo nome, no Centro. A data provável de sua construção e do início do século XVIII. Até o final do séc.XIX era chamada de capela de Nossa Senhora do Rosário. No século XX passou a ser conhecida como Igreja de São Benedito. Nesta igreja são realizadas celebrações afros, sendo a mais importante a do dia 27 de dezembro, feriado municipal.

Igreja Matriz

Localizada na praça municipal, centro, foi construída pelos jesuítas antes de 1764. Depois de um incêndio no altar-mor , em 1949, um novo altar foi construído nos moldes do anterior. Sob a torre, está localizado o túmulo de Dom José Davit, primeiro bispo de São Mateus.

Guriri Beach

Venha curtir momentos de diversão e alegria em famílias. Satisfazer suas necessidades de lazer e entretenimento, primando pelo conforto e segurança, pela qualidade nos serviços e excelência no atendimento.

Últimos Adicionados

Contato

Se você tem alguma sugestão ou dúvida, por favor, não hesite em contactar.

Segunda - Sexta

8:00 am - 6:00 pm